Voltar

GRANDES ESCRITORES PARA PEQUENOS LEITORES

Fernando Pessoa: um poeta para todas as idades

 
 
 
 
 
clique na imagem
 
 
 
 
 
Começamos a nossa seção “Grandes escritores para pequenos leitores” com um dos grandes representantes da Literatura Portuguesa: o escritor e poeta Fernando Pessoa. Um escritor que enleva qualquer manifestação literária e por isso mesmo o escolhemos para começar nossa seção. Aproveitamos para fazer uma homenagem aos 80 anos de sua morte e para tal convidamos a professora de filosofia e literatura e profunda conhecedora da obra de Fernando Pessoa: Dília Gouveia, para declamar algumas poesias do poeta. 
 
  

 

As obras citadas são frutos de uma compilação de textos do poeta realizada pela educadora e contadora de histórias Maria Viana com ricas e expressivas ilustrações de Rosinha (ver vídeo sobre a ilustradora), da editora Larousse Junior. Essas duas publicações não são reconhecidamente escritos infanto juvenis. "Poema Pial"  segundo Maria Viana, foi encontrado solto entre os papéis que estavam numa arca onde Fernando Pessoa guardava alguns de seus poemas. Pertenciam a uma amostra de poesia nonsense.  Segundo a pesquisadora, "o nonsense seria um jogo com as palavras para deixar o leitor suspenso entre o riso e a perplexidade. Pois é composto a partir de imagens aparentemente estranhas e sem lógica, mas que ao mesmo tempo, têm um sentido próprio dentro da construção poética.”

Desta forma a compilação dos poemas em sintonia com as ilustrações geniais de Rosinha torna o livro de “Poema Pial” um exercício imaginário e sensorial para todas as idades.

 

 

A publicação contendo no título um poema bem conhecido de Fernando Pessoa “Eros e Psique e Outros poemas” nos presenteia com poemas de temas relativamente singelos, porém descritos numa poética sofisticada que permeia a imaginação da criança que fomos um dia e daquela que mantemos guardadas há sete chaves. Tais poemas foram escolhidos “das obras chamadas ortônimas do autor, ou seja, assinadas pelo próprio Fernando Pessoa.” São poemas líricos, tendo como temas, fantasias, natureza, objetos inanimados, animais e o sentimento do mundo. Segundo a pesquisadora, o poeta descreve “Momentos capturados por um olhar atento, para quem os elementos da natureza falam, os objetos não são o que parecem ser e o tempo presente já não é, foi.”

 

Três publicações editadas pelo selo da Ed. Larousse Júnior, organizada pela pesquisadora, educadora e contadora de histórias Maria Viana e ricamente ilustrada por Rosinha.

(Mercedes Fernandes)

 

 
 
 
 

 

 

"Quadras ao gosto popular" também faz parte da série com textos de Fernando Pessoa.