07/04/2016

Guilherme Augusto Araújo Fernandes - MEM FOX (Ilustr Julie Vivas) Ed. Brinque-Book

 

É um texto considerado um clássico da literatura infantojuvenil,  conta a história de  Guilherme,  uma criança alegre que resolveu fazer um ciclo de amizades curioso: alguns idosos vizinhos a sua casa. Ele gostava de conversar, ouvir histórias deles, com cada um criava um vínculo de afeto especial. Com D. Antônia ele além de dar atenção resolveu ajuda-la a buscar vestígios de sua memória colhendo em uma cesta objetos que ajudassem a encontrar suas lembranças e não é que conseguiu? Um encontro saboroso de gerações distintas unidas pelo afeto mais real e verdadeiro, a amizade.

A receptividade foi grande. Nossos convivas ficaram atentos e curiosos para saber detalhes da relação do menino Guilherme com os moradores da casa de repouso vizinha a sua casa.

Guilherme ficou curioso por saber que D. Antônia, uma das moradoras mais querida dele, estava perdendo a memória e não sossegou enquanto não a ajudou a encontrar algumas lembranças. E foi assim que ele foi interagindo com todos os moradores até colher informações e objetos que pudessem ajudar a D. Antônia a recuperar suas memórias.

 

 

 

 

D. Edmea muito interessada na história fazia perguntas sobre as ilustrações e a narrativa.

 

 

 

 

 

Ficaram curiosos no trecho do livro em que as ilustrações contam a história de D. Antônia de quando ela era menina, pois neste trecho ela estava se lembrando de seu passado para continuar a viver bem o presente ao lado de seu amigo Guilherme.

 

 

 

 

 

 

D. Irene é uma das nossas maiores fãs e ficou apaixonada por este trecho da história.

 

 

 

 

 

 

 

Todas e todos atentos ao desfecho da história.

 

E ao final alguns queriam tocar e folhear o livro. Algumas o abraçaram com carinho.

  

 

 

 

S. Antônio adora escolher seu trecho preferido da história e tirar fotos com ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D. Dolores adora ficar por último folheando e relendo a história só pra ela.

  

(Mercedes Fernandes)