Voltar

SUZY LEE

 
 
 
 

Onda é uma obra impactante.

 
 

Ao folhear este livro me pus a imaginar como foi o meu próprio encontro com o mar.

 

 

 

 

 

 

 

Onda é um vibrante Livro imagem cujo traço revela a história de uma linda menininha que encontra o mar, em seu esplendor natural, sua fúria e delicadeza. 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

A menina encontra o mar, e logo surge uma forte atração, a curiosidade e seus mistérios, a dúvida, e depois o medo, e o enfrentamento. A menina leva um susto com direito a um caudaloso banho de água salgada e espuma. Logo em seguida acontece o inevitável encontro entre a menina e o mar. Um de frente para o outro, uma verdadeira sensação de pertencimento e paz parece invadir a vida da menina. 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

Mar e menina se conhecem, se estranham para finalmente se entenderem e ficarem amigos.

 
 
 
 

 

Ao folhear cada página, nós leitores, captamos juntos, o sentimento de liberdade, a sensação de separação e a memória do tempo que ficará registrado na lembrança da menina. Saudade da areia, dos pássaros companheiros de aventuras e por não dizer da água bravia e suave que envolve a menina juntamente com o carinho da espuma.

 
 
 

 

Neste magnífico cenário natural desenhado a carvão, acontece um encontro natural: a descoberta da menina com o mar desconhecido, o magnífico mar, ora revolto ora calmo. A alegria da descoberta, a emoção do medo e do espanto das ondas. O contato e o frescor da água, o cheiro da maresia, o êxtase do canto das aves testemunhas deste inusitado encontro. 

 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os traços emitem sons de uma tarde possível em uma praia deserta de nossa imaginação. E por fim nos faz sentir o frescor de um dia de aventura, e a saudade do eterno mar.

 
 

 

O livro Onda conquistou vários prêmios entre os quais de Melhor Livro Ilustrado pelo New York Times e Melhor Livro do Ano em 2008 na categoria Álbum Ilustrado da Publishers Weekly e Melhor Livro Infantil da Kirkus Review também no ano de 2008.

O traço da coreana Suzy Lee é de uma extrema leveza e profunda significância. O desenho engole as palavras tão consistentes em seu significado. O livro Onda é um achado dentro da literatura infanto juvenil arrebatando públicos de todas as idades.

Este livro foi um sucesso arrebatador e recebeu inúmeros prêmios da categoria arte e literatura infanto juvenil. Sucederam a este livro Onda outros dois livros: Espelho e Sombra formando uma trilogia de encanto  e magia. Todos com o traço da genialidade desta artista que nos envolve com os mistérios da matéria e a da alma.

 

Complementos:

Em entrevista no site da Revista crescer podemos conhecer um pouco mais da autora.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI133047-10532,00-SUZY+LEE+A+FADA+DO+LAPIS+E+DO+CARVAO.html

 

Links de vídeos:

Cosac Naify (trilha com som do mar): 

//www.youtube.com/watch?v=SYQu0LoFp9w

Com trilha musical de Riuchy Sakamoto:

www.youtube.com/watch?v=lTyTwOdpFPY

(Mercedes Fernandes)

agosto/2015