A caligrafia de dona Sofia (Editora Paulinas)

 
 

Livro: A caligrafia de dona Sofia

Autor/Ilustrador: André Neves

Editora: Paulinas (reimpr 2017)
 
 
Compartilhamos a atividade em um vídeo (clique aqui)
 

 

 

 

Na contracapa do livro a voz de Machado de Assis "Livros relidos são livros eternos". A caligrafia de Dona Sofia é daqueles livros que depois que se lê uma primeira vez passa a fazer parte da nossa vida. E certamente será muito relido vida a fora. É um livro delicado e cheio de referências. André Neves guarda nele, para oferecer a nós leitores, as vozes dos mais variados poetas. Além da dona Sofia tem seu Ananias um personagem muito simpático na sua admiração por ela em sua disposição em compartilhar emoções. Emoções travestidas de poetas variados. Adorei encontrar por lá alguns autores muito queridos: Jonas Ribeiro, Leo Cunha, Bartolomeu Campos de Queirós, Mário Quintana e muito outros.

 

Durante a leitura é muito fácil imaginar os fragmentos das poesias preferidas da dona Sofia em suas paredes. As ilustrações, quando se trata de André Neves sempre é um capítulo à parte.

Fazemos há mais de quatro anos atividades com idosos que frequentam a Casa Convívio dos Anawin (Santa Rosa - Niterói - RJ) . Com este livro da nossa parceira Editora Paulinas,  houve um interesse bastante especial dos participantes. Utilizamos fragmentos das poesias preferidas da Dona Sofia para através da sua história e tivemos uma linda manhã poética.