Mestre Vitalino e Seca

André Neves
 
 

Levamos pela primeira vez na Oficina de contação de histórias para adultos da terceira idade no Espaço Convívio livros-imagem. MESTRE VITALINO e SECA são livros de autoria de André Neves e foram recebidos da Editora Paulinas, nossa parceira no Blog.

Consideramos uma ótima experiência. As imagens desataram a imaginação e experiências de vida dos convivas. Uma ótima oportunidade para compartilhar memórias e experiências deles além da chance de criar conteúdo a partir das belíssimas imagens de André Neves.

Os livros, apresentam imagens muito expressivas sobre o fenômeno da Seca e sobre a obra de uma das expressões artísticas mais populares do sertão que é Mestre Vitalino.

A dinâmica que usamos foi dividir os participantes em dois grupos e apresentar para cada grupo as imagens de um dos livros para que explorassem as cenas e criassem as suas próprias sequencias e conteúdo para a história.

Sugerimos que em seguida cada grupo contasse para o outro a sua versão da história.

E ao final mostraríamos as imagens editadas na forma do livro para que comparassem as versões deles com a do autor.

Os participantes discutiram e analisaram a melhor sequência das imagens e juntos foram criando uma história para os personagens.

Vídeo da atividade: clique aqui

 

Sobre o livro SECA

Livro: SECA

Ilustrador: ANDRÉ NEVES

Editora: Paulinas - 2013 - Coleção Nordestinamente

Na formação da história desse livro os convivas utilizaram um interessante nível de subjetividade. A história criada por eles para os personagens - dois adultos e três crianças - retratados nas lindas ilustrações de André Neves teve um caráter bastante poético. Foram também sugeridos nome para os personagens, além de muito interesse nos detalhes das ilustrações.

 

 

 

 

 

 

Sobre o livro MESTRE VITALINO

Livro: MESTRE VITALINO

Ilustrador: ANDRÉ NEVES

Editora: Paulinas - 2013 Coleção Nordestinamente

Foi muito produtiva a atividade do grupo que trabalhou esse livro principalmente porque um dos integrantes relatou a sua visita ao Museu do Mestre Vitalino. Falou-se muito também das festividades e artesanatos de Pernambuco. Foram dados aos personagens nomes típicos nordestinos e houve muita discussão à respeito das cenas do cotidiano representadas nas obras do Mestre Vitalino.

 

 

 

 

 

Os grupos apresentaram as versões das suas histórias e fizemos a comparação das suas versões com a do autor através da ordenação das ilustrações.