"Desafios da Escrita" 

 
JAÍRA RUAS
 
Professora de Português e Literatura e revisora estilística.
 
 

 

Coisa de Irmão

Luciana Rigueira. Ilustração Elisabeth Teixeira. 

Editora Paulinas

 

"Trata o livro de momentos de uma criança que percebe seu espaço tomado por um novo habitante. A órbita muda. Tudo gira ao redor dessa criaturinha chamada “irmão”.

As palavras fluem naturalmente acompanhando um processo interior gradativo, a partir de uma negação absoluta: “Quando olhei para ele tudo que eu achava virou não”, até uma total pertença: “não dou, não vendo, não empresto”.

As ilustrações vão mostrando o que as palavras vão dizendo, passo a passo, através do recurso da repetição de “muito” e “pouco”, ora intensificando ora indefinindo, expressando sutilmente as percepções, as perdas e os sentimentos da personagem- narradora__ “Quando olhei para ele...”

No primeiro momento vê-se uma perda total__ “muito pequeno, muito calado, muito chorão”, enquanto no interior da personagem, ”pouco quarto, pouco retrato, muita vontade de virar nenem” .

No segundo momento, percebe-se a sensação de abandono__”pouca princesa de tudo, pouca praia sábado”...

No terceiro momento observa-se a descoberta__ “muito bracinho mexendo, muito gritinho para mim, mesmo se eu não quero brincar”.

No quarto momento ocorre a aceitação, identificada pela pertença do irmão__”não dou, não vendo, não empresto.É muito o irmão que eu acabei de ganhar”.

O processo mental muito comum às crianças, quando surge um irmão, foi tecido com palavras escolhidas pela autora para produzirem os efeitos que povoavam sua imaginação, correspondentes, no entanto, à realidade infantil.

As ilustrações conseguem representar a linguagem verbal, com muita propriedade.

É um livro para pais e filhos, enfim, para todas as idades."

janeiro/2015