Voltar

Mercedes Fernandes

 

Histórias bordadas...

Histórias bordadas, histórias de vida ilustradas lindamente evocam uma arte individual que se completa no coletivo, no caso na união completa de uma família de bordadeiras, mãe e irmãos que juntos ilustram histórias e encantam a todos com sua arte. Palavras formam textos que viram histórias. As palavras formam ideias, fomentadas por pensamentos, pesquisas e sentimentos. Um risco de lápis vira bordado evocando memórias, ideias, sensações levadas pela técnica sensível do manuseio de agulhas delicadas. Movimento de agulhas que bailam entre dedos e vozes dedicadas irão transformar desenhos em imagens, que em sequência irão ilustrar e representar uma história. É tão simples e complexo ao mesmo tempo, um mundo emaranhado de linhas coloridas, leva a elegância das agulhas se juntar à força das histórias.

A verdadeira arte é representada por traços desenhados e depois coberta por bordados que começam a dar sentido em um perfeito diálogo com o texto, um transbordamento de traços que entrelaçam poesia e narrativa revelando para quem admira de fora, um jeito muito particular de ouvir e ver uma história.

O impacto que me causou a produção artística desta família foi enorme e mais ainda pelo desenrolar das diversas formas de se expressar uma expressão de arte magnânima em família. O grupo Matizes revela essa arte para além de seu mundo particular e discreto. A arte de ensinar o bordado em todos seus matizes é ensinada para uma comunidade interessada no aprendizado, em adquirir uma aptidão, desenvolver um dom. Acho que o trabalho desta família é um feito extraordinário, e espero que sua arte em bordados se espalhe em ilustrações pelo mundo afora e nos levem a vivenciar através de suas imagens eternas viagens.

Conheci vários livros ilustrados pela família Dumont, e encantei-me por um em especial que contava um enredo fantástico sobre a trajetória de Santos Dumont (imagens 199 e 201)

Absolutamente encantada fiquei com as ilustrações bordadas retratando um momento especial deste grande personagem em Paris, o grande momento acontece em um cenário secular que é a torre Eiffell, o voar pelo ar tão desejado  é reverenciado em imagens baseadas no fato real mesclado de imaginação e afeto. E eu pude enxergar o grande momento através dos bordados das irmãs Dumont (imagens 203 e 204).

Vi e me encantei! (imagem 209). (Mercedes Fernandes)

 

Galeria de fotos: Mercedes Fernandes